Os Concertos Didáticos da OEMT já vão começar!

Desde sua criação, há oito anos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso vem perseguindo seus objetivos educacionais com obstinação. A partir da sua segunda temporada de concertos [em 2006] a OEMT já trabalhava para mostrar o potencial que a música tem, dentro e fora das salas de aula, como um importante catalizador de ideias. O patrocínio ininterrupto do Grupo Votorantim por meio do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos vem permitindo que a Orquestra foque em estratégias de longo prazo. “Estratégias tão difíceis de serem implementadas no Brasil e tão fundamentais para todo e qualquer processo pedagógico”, aponta Leandro Carvalho, diretor artístico da OEMT.

Dessa forma, em 2012 a OEMT dará continuidade às ações iniciadas em 2006, atingindo novamente 31 instituições de ensino da rede pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres, indo até comunidades de difícil acesso, como Gleba do Coqueiral e Vila de Bom Jardim [ambas em Nobres], o distrito de Aguaçu e o distrito da Guia. “A série de Concertos Didáticos dará continuidade também às oficinas de capacitação de professores, tão importante nesse ‘modelo’ desenvolvido, instruindo cerca de 250 professores. Serão aproximadamente 10 mil pessoas diretamente atingidas”, almeja Murilo Alves, maestro responsável pelas oficinas e regente da OEMT na série de Concertos Didáticos.

Como funcionam as oficinas?

Tudo começa quando o núcleo pedagógico da Orquestra, formado por instrumentistas e educadores do próprio grupo, ministra uma oficina preparatória para professores de cada instituição de ensino com objetivo de prepara-los para ações do projeto. A OEMT doa para cada escola um kit multimídia interdisciplinar contendo um guia para aplicação, fontes de pesquisa, livros, apostilas, DVDs, CDs. Após passarem por esse treinamento específico, os professores levam tal conhecimento a seus alunos. A aplicação do conteúdo em sala de aula é acompanhado pelo núcleo pedagógico. Os programas de educação musical são elaborados tendo em mente o educador, pretendendo assim chegar às salas de aula complementando o currículo básico. As Oficinas de Capacitação em Música da série de Concertos Didáticos da OEMT, em 2012 ocorrerão no salão nobre do Palácio da Instrução.

O tema de 2012

Um novo material é elaborado anualmente de acordo com o tema escolhido para a temporada. Em 2012, a Orquestra do Estado de Mato Grosso escolheu como tema para os Concertos Didáticos uma das maiores obras-primas da música universal: ‘A História do Soldado’ do compositor russo Igor Stravinsky sobre texto de G.F. Ramuz. Essa peça estreou em Lausanne em 1918, com um ensemble de apenas sete instrumentistas, tendo o famoso regente Ernest Ansermet na direção musical, além de quatro atores: o narrador, o soldado, o Diabo e a princesa.

A narrativa de Ramuz fala de valores básicos do ser humano com a cobiça e a humildade, por meio da história do soldado que vende sua alma ao Diabo, na forma de seu violino. Ao descobrir a armadilha em que havia caído, o Soldado passa a lutar de todas as formas para reaver seu violino. “ esse conteúdo, além de permitir com que nossos educadores abordem a vida e a obra do compositor, permite também que sejam abordadas questões éticas importantes para jovens na faixa de 14 a 20 anos, nosso público alvo em 2012”, aponta Leandro Carvalho.

“Depois de passarem pelas oficinas, os professores serão estimulados a criar ações transversais que possam ser incorporadas ao conteúdo oferecido em suas disciplinas, fomentando reflexões e trabalhos com os estudantes”, explica Murilo Alves. Em 2012, a Orquestra continuará realizando concertos dentro das escolas, bem como levando os estudantes aos teatros do Sesc Arsenal e Cine Teatro Cuiabá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: