OEMT encerra Temporada 2012 com homenagem a Luiz Gonzaga

Em 13 de dezembro de 1912 nascia na cidade de Exu, no sertão pernambucano, Luiz Gonzaga do Nascimento, um dos mais importantes heróis da música brasileira. Nos quatro cantos do país, homenagens, publicações, filmes e documentários dedicados ao filho de Januário, estão honrando o centenário do Rei do Baião.

Na capital mato-grossense, no Cine Teatro Cuiabá, dias 24 e 25 de novembro (sábado às 20h e domingo às 19h), é a vez da Orquestra do Estado de Mato Grosso subir ao palco para celebrar os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, nos últimos concertos da Temporada 2012.

Para exibição do repertório dedicado às canções do Rei do Baião – especialmente arranjadas para orquestra -, os concertos de novembro terão a contribuição do experiente Nonato Luiz, versátil compositor e violonista cearense, autor de mais de 500 peças musicais de vários estilos, da valsa ao baião, do blues ao xote.

Sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, a Orquestra do Estado de Mato Grosso exibirá peças “Sobre Temas de Luiz Gonzaga”, de Cyro Pereira – um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica e maestro dos famosos festivais de música brasileira da Rede Record. Também contempla o repertório, “Tributo a Luiz Gonzaga”, de Gonzaguinha e, como não poderia deixar de faltar, Asa Branca e Assum Preto, com arranjos de Liduino Pitombeira. Composições de Nonato Luiz completam o repertório de novembro.

Os Ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 19 de novembro na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá ou pelo site ingresso.com. Informações: 3027-1824.

O concertista

Raimundo Nonato Luiz de Oliveira – Nonato Luiz – é um renomado compositor e violonista cearense, dono de uma obra musical com aproximadamente 540 composições. Seu repertório violonistico contempla desde gêneros e estilos universais (valsas, minuetos, prelúdios e estudos), estrangeiros (blues, flamenco) e gêneros tipicamente nordestinos (baiões, xotes e frevos).

Devido a seu convívio com a música erudita, iniciado na adolescência, e sua admiração especial pela música barroca, observa-se que, além de todas as linguagens musicais citadas, muitas de suas peças guardam também fortes relações como esse universo musical.

Atualmente sua discografia é composta por mais de 30 discos gravados, muitos deles autorais, em que Nonato apresenta-se como solista de suas próprias peças. Outros, tanto explora obras de renomados compositores, arranjando-as para o violão, quanto divide parcerias com instrumentistas e cantores.

Como concertista, possui uma carreira internacional consolidada, por apresentar-se em várias partes do mundo, principalmente pelo continente europeu, passando pela Alemanha, França e Austrália. Neste último país, apresenta-se constantemente desde 1985 no Mozarteum, sala dos grandes instrumentistas do mundo, localizado em Salzburg, terra natal de W.A. Mozart.

Realização

A Temporada 2012 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Patrocinadores: Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Eletrobras Eletronorte, Bimetal e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio cultural: Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda, Tauro Motors e Sistema FeComercio/ SESC/ SENAC.

SERVIÇO

O quê: Concertos Oficiais 2012
Quando: 24 e 25 de novembro (sábado às 20h e domingo às 19h)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Informações: http://www.orquestra.mt.gov.br ou (65) 3027-1824

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: